quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

As 4 Galinhas


Era uma vez 4 galinhas, a Isaltina, a Andrioleta, a Raquelina e a Tanioltina. Elas não gostavam muito umas das outras, porque estas eram muito parecidas e ao mesmo tempo muito diferentes.
Diz a Raquelina a Isaltina enquanto passava pelo galinheiro:

- Meu deus estas galinhas podiam ter mais estilo, principalmente a Isaltina.
- Cada um é como é!
Ate que a Raquelina enquanto passava, caiu na lama do galinheiro e ficou toda suja. A Isaltina e a Tanioltina foram ajuda-la a levantar-se e a limpar-se, porque encontrava-se muito suja.
- Ai!!! Coitada, não fiques aflita que eu vou te ajudar.
- Eu também…coitada!
- Obrigada. Foram muito simpáticas, não me vou esquecer disso.
Dizem as três ao mesmo tempo:
- Vamos ficar amigas?
Calaram se as três durante uns segundos e disseram outra vez ao mesmo tempo:
- Claro que sim.
A partir desse dia as três galinhas ficaram muito amigas e não se separavam por nada deste mundo.
Um dia a dona Marta, dona do galinheiro, levou outra galinha para o sítio das três amigas, chamava-se Andrioleta, levou algum tempo a habituar-se ao seu novo lar. As três amigas gostaram dela e foram logo falar-lhe e perguntaram como é que ela se chamava, ela envergonhada respondeu:
- Eu chamo me Andrioleta, e vocês?
- Eu sou a Isaltina.
- Eu a Tanioltina.
- E eu a Raquelina.
E assim ficaram todas amigas e resolveram ir a DisneyGalinheiro.
- Vamos divertir-nos um pouco, estamos sempre aqui sem fazer nada! Vá vamos ao DisneyGalinheiro.
- Tens razão.
- Bora!!
Quando lá chegaram fartaram-se de se divertir ate que a Isaltina e a Raquelina se perderam da Tanioltina e da Andrioleta. Quando se aperceberam disso ficaram muito assustadas e começaram a perguntar as galinhas se tinham visto as suas amigas.
- Alguém viu duas galinhas, uma com o cabelo curto e uma com o cabelo loiro!!!
Mas ninguém as tinha visto.
- Já estou a ficar assustada o que fazemos agora Tanioltina.
- Não sei…olha vamos pedir ajuda aos guardas.
Foram ter com os guardas e pediram ajuda, mas as guardas não podiam fazer muito porque havia lá muitas galinhas. Eles ajudaram-nas a procura-las, mas não deu em nada.
- Olha Isaltina já sei o que vamos fazer…
- O quê?
- Vamos para cima da cabine de som da montanha russa e vamos chama-las pelo microfone.
Meteram o som dos microfones muito alto para poderem gritar pelas suas amigas e pedir-lhes para irem ter aquele sítio. Os gritos foram tantos que as amigas acabaram por aparecer. Quando isto aconteceu, as quatro amigas galinhas decidiram nunca mais saírem do galinheiro, assim nunca mais se iriam separar.
- Nunca mais nos vamos separar?
- Sim, vamos ficar sempre no nosso galinheiro.
- Tens razão.
- Podes querer.
Quando chegaram ao galinheiro fizeram uma festa de arromba em comemoração a sua amizade.

De dia 26 a 30 de Janeiro de 2009

Em S.I. realizei um teste para recuperação do modulo 1, a T.P.I.E. fizemos um actividades muito engraçada, tivemos que enventar uma história infantil para depois apresentarmos a turma.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

De dia 12 a 16 de Janeiro de 2009

Na terça-feira recebemos o teste de Psic. a minha nota não dava para fazer o modulo, tive que fazer repetição do teste. Realizamos um poema a moda de Camões, que ficou muito engraçado. Iniciamos um modulo 2 em S.I. o que gostei muito porque é sobre a gravidez, como os bebés se formam.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

"Infância Roubada" un cd lançado por Luis Figo e alexandra Borges

Quem não se lembra das crianças escravas, que são forçadas a trabalhar no Lago Volta, no Gana, depois de vendidas pelos próprios pais aos pescadores locais? Uma reportagem da jornalista da TVI Alexandra Borges lançou um alerta internacional e, daí, nasceu um movimento para salvar estes meninos.Depois do lançamento de um livro infantil escrito por Luís Figo e Alexandra Borges, agora chega o CD "Infância Roubada", que foi apresentado no Museu Berardo, no Centro Cultural de Belém. Cantores, actores e jornalistas gravaram o hino "Filhos do Coração", da autoria de Tozé Brito e Pedro Vaz. O CD contém ainda mais 10 temas que vários cantores portugueses cederam.

Este Cd pode-se encontra nas lojas worten pelo preço de 3€. Metade desse valor revertera a favor das crianças escravisadas...

Resumo do livro "D.Afonso Henriques - O conquistador"


Titulo: "D. Afonso Henriques - O conquistador"

Editora: Expresso

Ilustrações: André Letria

Texto: Ana Oom


RESUMO:

Havia um menino, chamado D. Afonso Henriques, que desde pequeno sonhava ser Rei. Era um rapaz corajoso e muito determinado. Todas as suas brincadeiras envolviam batalhas. Ele subia ao cimo de um monte e dizia:


- Quando for grande eide ser guerreiro, travar grandes batalhas e ser rei de Portugal.

Ele dizia todas essas palavras com muita convicção.


Egas Moniz como assistia a muitas das suas brincadeira, decidiu oferecer-lhe uma espada a serio, para que fosse mais fácil se sentir na pele de um guerreiro. Como foi Egas Moniz que educou Afonso, desde que o seu pai morreu dava-lhe muitos concelhos.

Quando Chegou o momento certo que ele esperava ser cavaleiro começou a defender as terras do Condado Portucalense, que em tempos tinham pertencida ao seu pai. Chegando até a lutar contra as tropas que apoiavam a sua mãe, que acabou por vencer.

Desde então nuca mais parou de travar batalhas tornando-se assim o Conquistador.

E de Batalha em batalha começou a conquistar terras em direcção a Sul. Mas o seu sonho não ficava por aí, queria tornar todo esse território independente, fundar uma nação.

Foi na Batalha de Ourique que Afonso realizou a sua vitoria mais grandiosa, se tornando o 1º Rei de Portugal.

A partir daí o Condado Portucalense deu lugar a um novo e maior reino, a que passaram a chamar Reino de Portugal.

De dia 5 a 9 de Janeiro 2009

A primeira semana depois das férias é sempre um bocado cansativa porque nos desabituamos um bocado da rutina. Em T.P.I.E. realizamos um tarefa muito gira, lemos uma historia infantil para depois relermos a turma. Também fizemos um teste em Psic. o que não correu muito bem...